Instruções para os Autores

O Manuscrito deve ser enviado por e-mail para info@cadernosdesaude.org.

Os direitos de publicação dos artigos publicados (copyright) passarão a ser propriedade dos Cadernos de Saúde, para permitir a sua mais larga difusão.

1. Preparação do Artigo

O artigo poderá ser publicado em português, espanhol ou inglês.


O Manuscrito deverá ser formatado em tamanho A4, fonte Arial, regular, corpo 12, espaçado a 2 linhas, com uma margem de 3cm em todos os contornos. Todas as páginas devem ser numeradas.


Cada artigo não deve exceder 165.000 caracteres, incluindo espaços. Figuras (incluindo fotografias) ou quadros correspondem aproximadamente a 1.000 caracteres.


Os Cadernos seguem as orientações dos “Requisitos Uniformes para Apresentação de Manuscritos e Revistas Médicas”, conhecidas como Normas de Vancouver.

2. Preparação dos Manuscritos

A primeira página deverá incluir o título do manuscrito, o nome dos autores e respetivas instituições, a morada de contacto, o E-mail e o telefone do primeiro autor.

Eventuais fontes de financiamento devem ser citadas. Deve também ser referido se o trabalho a publicar tiver sido realizado no âmbito de pós-graduação, mestrado ou doutoramento.

O Título do artigo, em português e em inglês, não deverá exceder os 150 carateres.

Páginas seguintes: Apresentação do resumo do artigo e das palavras-chave. O Resumo será redigido em português e em inglês. As Palavras-chave (3 a 5) para indexação serão apresentadas segundo o normativo do Medical Subject Headings do Index Medicus, em português e em inglês.

O texto principal deverá individualizar, sempre que possível, as secções: Introdução, Material e métodos, Resultados, Discussão e Conclusões.

Tratando-se de um trabalho com pessoas ou animais deverá ser referida a aprovação pela Comissão de Ética da instituição respetiva.

Os Quadros (título em cima) e as Figuras (título em baixo) serão enviados como texto à parte, devendo ser numerados separadamente com numeração árabe e apresentados um por página, assinalando-se no texto o local de inserção aproximada. Serão publicados a preto e branco.

Os artigos submetidos para publicação que se socorram de quadros ou imagens não originais deverão ser devidamente referenciados e acompanhados da respetiva autorização de publicação, a obter pelos autores.

As referências no texto devem ser numeradas, correspondendo à ordem em que aparecem. Por exemplo: “A afasia surge em cerca de 30% dos casos de AVC ¹ ...”

A lista final de referências será numerada seguindo essa mesma ordem. Exemplo:


Referências

1. Pedersen P, Jorgensen H, Nakayama H, Raaschou H, Olsen T. Aphasia in acute stroke: incidence, determinant, and recovery. Ann Neurol. 1995;38:659-666.
2. Scarborough H, Wyckoff J, Davidson R. A reconsideration of the relation between age and mean utterance length. Journal of Speech, Language, and Hearing Research. 1986;29:394-399.
3. Fry D. Multiple System Organ Failure. St. Louis: Mosby-Year Book, Inc.; 1992.
4. Reddy D, Hart R. Stroke epidemiology, etiology, and background. In: Schweizer T, Macdonald R, eds. The Behavioral Consequences of Stroke. New York: Springer; 2014. p. 1-14.