Processo Editorial

Os procedimentos regem-se pelo seguinte plano:

1.

O autor correspondente receberá notificação da receção do manuscrito por correio eletrónico.



2.

O manuscrito submetido será inicialmente analisado pelos Editores da Revista Cadernos de Saúde para verificar se o mesmo está de acordo com as normas de publicação e se enquadra na política editorial. Poderá ser recusado nesta fase, sem envio a revisores. Poderá ainda ser solicitado ao autor correspondente os elementos em falta e/ou algumas correções.



3.

Os Editores enviarão o manuscrito a, no mínimo, dois revisores para avaliação de acordo com os seguintes critérios: originalidade, atualidade, clareza de escrita, método de estudo apropriado, dados válidos, conclusões adequadas e apoiadas pelos dados, importância, com significância e contribuição científica para o conhecimento da área. A Revista Cadernos de Saúde segue um rigoroso processo cego (single-blind) de revisão por pares (peer-review, externos à revista). A identidade dos revisores é confidencial. O manuscrito e todos os detalhes associados são mantidos confidenciais pela Direção da Revista e por todas as pessoas envolvidas no processo de revisão.



4.

Os revisores deverão, no prazo máximo de quatro semanas, responder ao editor indicando os seus comentários relativos ao manuscrito sujeito a revisão com base em cinco critérios:

a) Aceite para publicação;

b) Aceite com revisão (indicando as sugestões);

c) Questionável – revisão profunda;

d) Rejeitado – resubmissão sugerida;

e) Rejeitado.



5.

No prazo de 15 dias após a receção dos pareceres dos revisores, os Editores devem informar os autores da decisão tomada, reenviando o artigo com os comentários dos revisores, se houver lugar a reformulação.



6.

Os autores dispõem de 20 dias para submeter a nova versão revista do manuscrito, contemplando as modificações recomendadas pelos revisores e pelos Editores. Quando são propostas alterações, o autor deverá enviar, no prazo máximo de 20 dias, um e-mail aos Editores, respondendo a todas as questões colocadas e anexando uma versão revista do artigo com as alterações inseridas destacadas com cor diferente.



7.

Os Editores enviam aos revisores uma versão revista do artigo com as alterações inseridas destacadas com cor diferente. Os revisores dispõem de quatro semanas para o envio dos seus comentários e da sua sugestão quanto à aceitação ou recusa para publicação do mesmo.



8.

No caso da aceitação, em qualquer das fases anteriores, a mesma será comunicada ao Autor correspondente. Quando o artigo é aceite para publicação é mandatário o envio via e-mail do formulário de “cedência de direitos de autor”.



9.

Após aceitação do artigo para publicação e a finalização de todo o processo de revisão do artigo, os Editores enviarão o artigo para revisão dos Autores já com a formatação final, mas sem a numeração definitiva. Os Autores dispõem de cinco dias para a revisão do texto e comunicação de quaisquer erros tipográficos. Nesta fase, os Autores não podem fazer qualquer modificação de fundo ao artigo, para além das correções de erros tipográficos e/ou ortográficos. Não são permitidas, nomeadamente, alterações a dados de tabelas ou gráficos, alterações de fundo do texto, etc. Após a resposta dos Autores, ou na ausência de resposta, após o decurso dos cinco dias, o artigo considera-se concluído para edição.